segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A EE Luiz Chrisostomo de Oliveira teve sua aula inaugural em 16 de setembro de 1.919. Foi a primeira escola da cidade e recebeu o nome de "Escolas Reunidas de Penápolis". Localizava-se na esquina da Rua Dr. Mario Sabino com Av. Luis Osório (local onde se localiza hoje a "Cacau Show").
Graças aos esforços do Exmo. Sr. Dr. Oscar Rodrigues Alves, em novembro de 1.919, Penápolis recebe o projeto arquitetônico aprovado do seu primeiro grupo escolar, um dos mais importantes da época.

O projeto do imponente edifício que até hoje ornamenta a Praça 9 de Julho e onde ainda funciona nossa escola, foi elaborado pelo Dr. Mauro Álvaro , então engenheiro chefe de Serviço Sanitário do Estado. Na época o Sr. Renato Dias de Aguiar era o prefeito Municipal. A sua construção foi iniciada em 1.920, graças a doação do terreno pela Câmara municipal, representada pelo prefeito Manoel Bento da Cruz ( fundador de Penápolis). Em princípio de 1.923, o prédio foi entregue a municipalidade.


Por decreto de 7 de abril de 1.920 a Escola Reunida de Penápolis passou a chamar “ Grupo Escolar de Penápolis”, só vindo a funcionar em seu prédio próprio (Praça 9 de Julho, nº 36) em 1º de novembro de 1.023.
Aos 16 de novembro de 1.945 – passou a chamar “ Primeiro Grupo de Penápolis”.

Aos 7 de setembro de 1.955 – nova denominação de Grupo Escolar “Luis Chrisostomo de Oliveira, em homenagem ao seu Patrono Dr. Luis Chrisóstomo de Oliveira, e assim foi composta:

Em 1.963 – foi criada a Classe de deficientes mentais
Em 1.984 – criou-se o Curso de Suplência de 1º Grau (Resol. SE 41).
Em 1.988 – crio-se o Curso de Suplência de 2º Grau (Resol. SE 92)
Em 1.989 – criou-se a classe de Deficientes Auditivo (Resol SE 11/05/89
Em 1.991 – criou-se a classe de Deficientes visuais ( Decreto nº 7400/75)
Em 1.993 – criou-se a Classe de Deficientes físicos (Resol SE 19/03/1.993
Em 1.994 – ocorreu a Reestruturação do II Ensino Oficial do Estado de São Paulo, passou a atender alunos do ciclo I (1ª a 4ª séries do Ensino fundamental), permanecendo as classes de Deficientes Visuais/Físicos/Auditivos e mentais;

Na época esta escola foi a única da Diretoria a atender e incluir os alunos com os deficiencia.

Em 2002, o prédio é tombado pela Secretaria de Estado da Cultura.


Em 2004 – a Diretoria de Ensino de Birigui transfere a classe de Deficientes Visuais para outra Unidade Escolar, permanecendo as classes de deficientes auditivos/mentais.


Em 2005 – A escola aderi unanimamente ao Projeto Escola de Tempo Integral, que oferece oito horas de aulas para o Ensino Fundamental, a ser implantado em 2.006.


Em 2006 – mais uma vez esta Unidade Escolar se destaca investindo no que é essencial, que é o ser humano, ao estender o tempo de permanência dos alunos na escola, tirando-os da rua ou da frente da televisão e colocando-os em contato com outras possibilidades de conhecimentos, de integração e de empreededorismo social: Implanta-se a Escola de Tempo Integral;


Em 2007- A EE .Luiz Chrisostomo de Oliveira atende alunos de 1ª a 4ª séries em turno integral e continua com a proposta de inclusão com classes de Deficientes auditivos e mentais.


“Já não basta alfabetizar todos os cidadão que por aqui passaram, é preciso ajuda-los a utilizar o conhecimento” (Mariza Keusseyan – Diretor Escolar)

Um comentário:

  1. Minha escola do coração, lugar onde vivi na infância e venho vivendo até hoje grandes experiências!!

    ResponderExcluir