quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto " Atividades pré esportivas: Novos horizontes para uma convivência harmoniosa no esporte "

JUSTIFICATIVA

O que seria uma festa se transformou em tragédia! Manchetes como esta circulam diariamente nos noticiários jornalísticos e esportivos, demonstrando que a ausência de valores morais e éticos está latente na sociedade.

A incidência de atitudes anti-desportivas e excludentes, observadas nas aulas de Educação Física, evidenciam a necessidade de um trabalho coletivo, que vislumbre a associação de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais.

Embora os preceitos básicos estejam contidos na programação curricular, raramente se observa no cotidiano escolar, a aplicação de atividades que otimizem o trabalho ou reflexão de tais mandamentos. Nota-se que há uma priorização de conceitos, em detrimento de atividades que contribuem para o desenvolvimento moral do aluno.

Neste contexto, propõe-se a articulação entre as disciplinas de Educação Física e Língua Portuguesa, viabilizando a assimilação do conhecimento por meio de atividades contextualizadas.

O trabalho nas aulas de Educação Física priorizará a execução de atividades práticas associadas aos conteúdos atitudinais, enfocando a solução de conflitos de forma não violenta, respeito aos colegas e adversários, elaboração, reflexão e respeito às regras dos jogos, observância da probidade, aceitação e compreensão das diferenças individuais.

As dificuldades encontradas nas produções textuais, sobretudo, paragrafação e pontuação, serão consideradas pelas professoras de Língua Portuguesa, que utilizarão as vivências corporais como referencial para a elaboração de atividades de leitura, escrita e reescrita.

OBJETIVOS

O presente projeto será aplicado nas 4ª séries A, B e C, priorizando intervenções que possibilitem os alunos a:

  • Respeitar as regras dos jogos;
  • Participar de diferentes atividades corporais, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou qualquer outra razão;
  • Perceber os seus avanços na aprendizagem motora;
  • Utilizar os materiais escolares e esportivos de forma adequada para que não sejam destruídos ou danificados;
  • Aceitar e compreender as diferenças individuais;
  • Adotar atitudes de respeito mútuo, buscando solucionar os conflitos de forma não-violenta;
  • Conhecer suas limitações corporais e suas possibilidades;
  • Criar e oferecer condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem por meio dos jogos pré-desportivos;
  • Trabalhar com atividades de leitura e escrita, associando a teoria com a prática;
  • Aplicar atividades de produção de texto, reescrita e revisão textual;
  • Empregar de forma correta os sinais de pontuação;
  • Segmentar os textos em parágrafos, de acordo com o gênero estudado;
  • Aplicar regra geral de concordância verbal;
  • Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala;
  • Utilizar corretamente a aplicação da letra maiúscula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário