quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto "A pipa, sua história e sua ciência"


Justificativa:

Por ser uma escola de tempo integral e por haver em nossos alunos um grande interesse na brincadeira com pipas, pensamos em um projeto que envolvesse o brinquedo e que pudesse estimular o lúdico e a brincadeira. Aprender brincando é uma forma de chamar a atenção das crianças e estimular não só os saberes conceituais, mas também os procedimentais e atitudinais, tão necessários no que diz respeito à convivência em sociedade e ao desenvolvimento de atitudes cidadãs. A confecção de pipas estimula trabalhos nas mais diferentes áreas, desde a Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, passando por História, Artes e Ciências, e se faz um excelente elo de ligação e articulação do Currículo Básico com as Oficinas Curriculares.

Produto final: Pipas para serem utilizadas pelas crianças, pais e comunidade.

Objetivos:

Trabalhar de forma interdisciplinar, articulando o trabalho do Currículo Básico com as Oficinas Curriculares;

Capacitar os alunos para que busquem na pesquisa não só novos saberes, mas o subsídio para a resolução de situações-problema em todas as áreas do conhecimento;

Desenvolver e aperfeiçoar o manuseio de diversos materiais, sobretudo os que serão utilizados na confecção das pipas;

Estimular e aprimorar a criatividade e a capacidade artística das crianças no que diz respeito ao desenho, à pintura, o recorte e a colagem;

Proporcionar aos alunos noções de geometria de forma prática;

Proporcionar o trabalho com cálculos e medidas;

Proporcionar, através de pesquisas e da prática, conhecimentos sobre o vento e sua variação em cada região, pontos cardeais, etc;

Proporcionar, através de pesquisa, o conhecimento da história do brinquedo e de sua utilização em experiências científicas;

Estimular a competência escritora e leitora através dos gêneros narrativos, instrucionais e poéticos;

Trabalhar e conhecer mais sobre os movimentos do nosso corpo, a postura e o aprimoramento motor antes e durante a prática de empinar a pipa;

Colocar as crianças em situações nas quais o trabalho em equipe seja imprescindível para o desenvolvimento das ações do projeto, estimulando a solidariedade e o trabalho em grupo de forma saudável;

Promover a integração entre escola-comunidade;


Nenhum comentário:

Postar um comentário