Justificativa:
Por ser uma escola de tempo integral e por haver em nossos alunos um grande interesse na brincadeira com pipas, pensamos em um projeto que envolvesse o brinquedo e que pudesse estimular o lúdico e a brincadeira. Aprender brincando é uma forma de chamar a atenção das crianças e estimular não só os saberes conceituais, mas também os procedimentais e atitudinais, tão necessários no que diz respeito à convivência em sociedade e ao desenvolvimento de atitudes cidadãs. A confecção de pipas estimula trabalhos nas mais diferentes áreas, desde a Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, passando por História, Artes e Ciências, e se faz um excelente elo de ligação e articulação do Currículo Básico com as Oficinas Curriculares.
Produto final: Pipas para serem utilizadas pelas crianças, pais e comunidade.
Objetivos:
Trabalhar de forma interdisciplinar, articulando o trabalho do Currículo Básico com as Oficinas Curriculares;
Capacitar os alunos para que busquem na pesquisa não só novos saberes, mas o subsídio para a resolução de situações-problema em todas as áreas do conhecimento;
Desenvolver e aperfeiçoar o manuseio de diversos materiais, sobretudo os que serão utilizados na confecção das pipas;
Estimular e aprimorar a criatividade e a capacidade artística das crianças no que diz respeito ao desenho, à pintura, o recorte e a colagem;
Proporcionar aos alunos noções de geometria de forma prática;
Proporcionar o trabalho com cálculos e medidas;
Proporcionar, através de pesquisas e da prática, conhecimentos sobre o vento e sua variação em cada região, pontos cardeais, etc;
Proporcionar, através de pesquisa, o conhecimento da história do brinquedo e de sua utilização em experiências científicas;
Estimular a competência escritora e leitora através dos gêneros narrativos, instrucionais e poéticos;
Trabalhar e conhecer mais sobre os movimentos do nosso corpo, a postura e o aprimoramento motor antes e durante a prática de empinar a pipa;
Colocar as crianças em situações nas quais o trabalho em equipe seja imprescindível para o desenvolvimento das ações do projeto, estimulando a solidariedade e o trabalho em grupo de forma saudável;
Promover a integração entre escola-comunidade;
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