quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto "Matemática na prática I"

Justificativa:

Através deste projeto pretende-se despertar um maior interesse e participação dos alunos na disciplina de matemática, demonstrando para eles que aprender matemática pode ser divertido e desafiador, principalmente quando utiliza-se de jogos para isso. Verificamos através das avaliações diagnósticas contínuas (internas) e das avaliações externas como SARESP e SAEB, além do índice do nosso IDESP, que os resultados apresentados em determinados conteúdos indicam que nossos alunos apresentam grandes dificuldades em assimilar certos conteúdos matemáticos, tanto nas séries iniciais quanto nas demais séries, e que a maior parte desses problemas estão relacionados a falta de interesse, de contextualização e de sentido. Para tanto, se faz necessário um trabalho pontual em relação às dificuldades apresentadas, e para isso o desenvolvimento deste projeto fundamental para nos auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um número maior de recursos que irão auxiliar ainda mais na construção do conhecimento, melhorando o desempenho dos alunos.

Produto final: Sala de jogos matemáticos

Objetivos:

Levar os alunos a compreender e aprender matemática de forma diversificada e atrativa, despertando assim o interesse pela disciplina, utilizando para isso jogos diversos (matemáticos ou não), que estarão disponíveis em uma sala ou oficina de matemática;

Melhorar a aprendizagem dos alunos nos conteúdos matemáticos e/ou outros nos quais apresentam dificuldades;

Tornar as aulas de matemáticas mais significativas, divertidas e desafiadoras;

Estabelecer uma ligação entre os conteúdos aplicados e o cotidiano dos alunos;

Melhorar o desempenho em avaliações internas e nas externas como SARESP e SAEB;

Estimular nos alunos a competência escrita do gênero textual instrucional;

Estabelecer parcerias entre os professores das aulas de matemática e Educação Física, no que diz respeito ao trabalho de jogos e campeonatos;

Estimular, através dos jogos matemáticos, os conhecimentos científicos dos alunos;

Favorecer e facilitar a relação entre professor e aluno;

Estimular a participação dos alunos na confecção dos jogos e que ao final do projeto eles mesmos, com o apoio dos professores envolvidos, façam a exposição de tudo o que foi produzido e aprendido durante o mesmo aos pais e a comunidade escolar.


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